Shiatsu & Terapia Fascial

Nestas sessões são aplicadas e integradas diversas técnicas de shiatsu e de terapia fascial que promovem a libertação e o realinhamento da fáscia e a regulação do sistema nervoso simpático e parassimpático, promovendo o equilíbrio físico e emocional.

 

A fáscia é uma camada de tecido conjuntivo que envolve todas as estruturas do corpo (ossos, músculos, nervos, articulações, órgãos, etc), com a função de sustentar todas elas. Por ser muito fina, extremamente sensível e ininterrupta, conectando todas estas estruturas entre si, qualquer alteração na sua estrutura (por exemplo tensão devido a stress físico ou emocional) pode levar a alterações na estrutura e/ou na função dos órgãos e outros tecidos que esta envolve directa ou indirectamente.

A origem destas alterações fasciais e consequentemente alguns sintomas de disfunção, desconforto ou dor pode estar associada a diversas causas:

  • Físicas, como a falta de movimento ou exercício físico em excesso, situações traumatológicas, lesões anteriores ou stress;

  • Emocionais, como situações traumáticas ou períodos de grandes alterações na vida do paciente, durante os quais foram despoletadas diversas emoções que, inconscientemente, não foram processadas e libertadas, gerando assim tensões em diversas partes do corpo.

O sistema nervoso autónomo, uma parte do sistema nervoso que funciona de forma involuntária e inconsciente, é constituído pela porção simpática (responsável por diversas funções fisiológicas associadas a respostas de “luta ou fuga” e que é activada quando há stress físico ou emocional) e pela porção parassimpática (responsável por regular as funções associadas ao relaxamento). Situações de stress físico e/ou emocional intensas e/ou prolongadas no tempo podem levar a uma hiperactivação da porção simpática e a incapacidade de activação da parassimpática, levando ao aparecimento de alterações do sono, digestivas, tensões musculares, ansiedade, etc.

 

Nestas sessões são utilizadas diversas técnicas com o objectivo de:

  • Reequilibrar o Sistema Nervoso Autónomo, promovendo a acção do sistema parassimpático;

  • Reequilibrar a fáscia e assim todos os sistemas do corpo;

  • Promover o suporte e contenção emocionais através do toque;

  • Promover a educação emocional e a autoconsciência do paciente;

  • Aliviar sintomatologia difusa associada a alterações emocionais.

 

Ao libertar e reequilibrar a fáscia e regular o sistema nervoso, promovemos a sua autoregulação posteriormente à sessão, promovendo assim o realinhamento do corpo e assim maior amplitude de movimento, melhoria da postura, diminuição do cansaço e stress e um aumento da energia e vitalidade do paciente.

Através deste realinhamento físico, esta terapia promove igualmente a libertação de memórias e emoções associadas, permitindo ao paciente libertar-se da influência das mesmas no seu estado emocional e nos seus padrões de pensamento e permitindo-lhe estar mais focado no momento presente (e não no passado e no futuro), estando mais alinhado consigo mesmo.

Algumas indicações para o Shiatsu

. Alterações do sono

. Dores e desconfortos difusos, nomeadamente da coluna

. Alterações na função digestiva e/ou reprodutiva

. Cansaço/Falta de energia

. Stress

. Agitação e confusão mental

. Instabilidade emocional

. Ansiedade

. Depressão

Como decorre

O Shiatsu é indicado para todas as pessoas, em todas as fases da vida.

As sessões são realizadas em clínica mediante marcação.

Mais informações e marcações

Inês Guimarães

917973846

ftinesguimaraes@gmail.com