MiM

 

A MiM está com as mulheres, as crianças e as famílias.

A MiM está com cada mulher na gravidez, no parto, no período pós-parto e no ser mãe. No suporte e promoção do seu conhecimento e reconhecimento como mulher e mãe. No reconhecimento e respeito pelas suas necessidades e valores. Na promoção da sua saúde e equilíbrio físico e emocional.

A MiM está com as crianças de todas as idades. No cuidado e atenção. No respeito pela sua individualidade, necessidades e caracteristicas únicas. Na promoção da sua saúde fisica e emocional. Na expressão das suas potencialidades.
 

A MiM está com as famílias no cuidado e suporte das suas necessidades. Na promoção de uma parentalidade consciente. No encontro do equilíbrio e ligação entre todos os seus elementos.

Como Surgiu

A forma como as mulheres e os casais vivem a gravidez, o parto, o período pós-parto e os primeiros anos da vida das crianças, bem como a forma como se preparam e vêem a parentalidade tem se vindo a alterar e diversificar na nossa sociedade:

. As mulheres estão a cuidar mais de si e da sua saúde durante a gravidez e no pós-parto;

. As mulheres e casais têm menos apoio familiar no período pós-parto e primeiros anos de vida da criança;

. As mulheres procuram mais estender a licença de maternidade e procurar alternativas de trabalho flexível, liberal e/ou ao domicílio para que possam estar mais tempo com os seus filhos.

 

A MiM surge da observação das necessidades das mulheres e das famílias e da vontade de apresentar alternativas adequadas e adaptadas a cada família.

 

Através dos seus diversos serviços, a MiM pretende:

. Prestar cuidados de saúde e apoio emocional à mulher durante a gravidez e o período pós-parto;

. Prestar apoio prático à família no período pós-parto;

. Prestar apoio à mulher e à família no acompanhamento do bebé/criança.

 

A MiM reconhece cada mãe e cada pai como os cuidadores mais competentes e capazes de cuidar, compreender, apoiar e educar os seus filhos. Com a sua presença e acompanhamento às crianças, a MiM apresenta serviços que suportem as famílias na vivência de uma parentalidade equilibrada e consciente.

O papel da Doula

A Doula é uma profissional com formação para acompanhar as mulheres e casais ao longo da gravidez, parto e período pós-parto, prestando apoio físico, prático, informativo e emocional.

A Doula é uma facilitadora do processo de autoconhecimento da mulher e de integração da maternidade na sua vida. Estando presente e ajudando a mulher a gerir todas as mudanças e desafios que surgem nesta fase da sua vida, bem como a melhor compreender as suas necessidades e aquilo que faz mais sentido para si, para o seu bebé e para a família, a Doula pode ter um papel fundamental na tomada de decisões conscientes e na vivência de uma gravidez, parto e pós-parto mais apoiados, tranquilos, seguros e felizes.

Algumas considerações relativas ao trabalho da Doula

. A Doula não realiza qualquer acto médico e não substitui o acompanhamento médico, de enfermagem e de outros profissionais de saúde durante a gravidez, o parto e o pós-parto;

. A Doula está disponível para acompanhar todas as mulheres, independentemente da forma como escolhem viver a gravidez, o parto e o pós-parto;

. A Doula pode estar presente em todos os tipos de parto, consoante a escolha da mulher e do casal e mediante a instituição onde este decorrer.

O trabalho com as Crianças

As crianças são seres extremamente sensíveis, perspicazes, criativos e com uma enorme inteligência intelectual e emocional; ao mesmo tempo de uma extrema imaturidade e vulnerabilidade naturais e inerentes.

Todos elas nascem com um grande conjunto de competências e qualidades inatas e únicas que lhes permitirão integrar-se no mundo e contribuir para a sua evolução. 

Estas características e capacidades estão em desenvolvimento ao longo de toda a infância, e a vivência de uma infância segura, tranquila, apoiada e respeitadora é essencial para:

. A sua saúde física e emocional;

. O desenvolvimento da sua auto-estima;

. O autoreconhecimento e desenvolvimento dos seus potenciais;

. A sua resiliência e capacidade de lidar com os desafios;

. O relacionamento saudável com os outros;

. A sua noção de felicidade.

Na MiM o trabalho com as crianças tem como pilares:

. O respeito pela sua individualidade;

. A atenção e dedicação a cada criança de forma específica e adaptada às suas necessidades;

. O reconhecimento e desenvolvimento das suas potencialidades e a promoção do seu autoconhecimento.

Através do contacto próximo e individualizado e de uma abordagem diferenciada, global e complementar, a MiM pretende promover:

. O Desenvolvimento Psicomotor e Cognitivo;

. A Educação para a Saúde;

. A Expressão e Educação Emocional;

. A Comunicação Saudável.